Iluminação Natural

Iluminação Natural

Produtos e Soluções
09/10/2023

Produtos Prismáticos da Planefibra melhoram a luz natural.

A Planefibra (Santa Catarina, Brasil), além das telhas compostas translúcidas e opacas , incorporou prismas em suas telhas translúcidas de polímero reforçado com fibra de vidro (GFRP), desenvolvendo uma solução de produto que aumenta o aproveitamento da luz natural em cerca de 30% — diz-se que isso está no mesmo nível da eficiência das telhas prismáticas de policarbonato.

“Além da maior difusão da luz solar, as telhas prismáticas de PRFV garantem mais conforto visual, pois evitam o efeito hot spot, fenômeno indesejado em que um ponto de luz excessivamente brilhante se forma e se concentra em determinada área”, Valério Heuchling, comercial gerente da Planefibra, explica.

Chamado de Extralux, o novo produto da Planefibra se diferencia pela alta resistência mecânica e química — o GFRP é utilizado, por exemplo, em componentes de ônibus espaciais e cockpits de F1. Portanto, mesmo em locais onde a incidência de luz solar é alta, não há risco de deformação. Outra vantagem é a produção de telhas sob medida, que se adaptam aos diversos modelos de telhado existentes.

Planefibra também inclui películas de proteção ultravioleta em ambas as faces da telha. “Nossas telhas prismáticas são fabricadas seguindo a norma NBR 16753, têm vida útil mínima de 10 anos e podem oferecer resistência adequada à propagação de chamas”, acrescenta Heuchling.

Além disso, as telhas prismáticas de GFRP custam cerca de 40% menos do que as telhas de policarbonato. “Entendemos que nossa entrada no segmento prismático será benéfica não só para a Planefibra, mas para o mercado brasileiro de GFRP como um todo, pois o material tende a ser ainda mais valorizado nesta e em outras aplicações da indústria da construção”, finaliza Heuchling.

Autor: SLEA Comunicação

RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade